Alimentação

Proteja-se: 4 dicas para aumentar as suas defesas

12 de Março, 2020

Se há coisa que ninguém quer é ficar doente. Mas isso não significa que façamos tudo para evitá-lo. Sejamos sinceros, vivemos a um ritmo acelerado e as tentações que nos fazem deslizar mais do que deveríamos escondem-se em cada esquina. Pense, tem mesmo andado a tomar bem conta de si? Ou têm-se rendido aos excessos alimentares e ao sedutor apelo do sofá?

Num momento em que os vírus e as bactérias andam particularmente no ar, é ainda mais importante que olhemos por nós… Afinal, prevenir é sempre o melhor remédio! Por isso, se tem andado mais descuidado, é altura de reforçar o seu sistema imunitário. Mas não se preocupe, nós damos-lhe uma ajuda para fortalecer as suas defesas. Vai ver que não custa nada!

Como reforçar o sistema imunitário

Todos os nossos hábitos se refletem na capacidade que o nosso organismo tem para combater bactérias e infeções, por isso é que tão importante mantermos um estilo de vida saudável.  Assim, quando queremos aumentar as nossas defesas há pequenas coisas que, sem grande esforço, podemos, e devemos, fazer.

  • 1- Coma bem
    Sabemos que nem sempre é fácil resistir, mas evite comidas com fontes de gordura, açúcar e industrializadas, aquelas cheias de corantes e conservantes. Não se trata de fazer dieta, mas de minimizar a ingestão de ingredientes que promovem a inflamação do organismo e que, por isso, nos enfraquecem. Opte antes por alimentos ricos em vitaminas e minerais. Comer três peças de fruta e duas porções de vegetais ao longo do dia é um bom ponto de partida. Mas há alimentos que, pelos nutrientes e propriedades antioxidantes que têm, dão um contributo extra para o aumento das suas defesas. O melhor é que, além de saborosos, facilmente os encontrará na ementa. Aponte:

– Frutas cítricas, como a laranja, o limão e o kiwi;

– Vegetais verdes escuros, como os brócolos, espinafres ou couves;

– Alimentos ricos em ómega 3, como o salmão e o azeite;

– Alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais e leguminosas;

– Frutos secos, como amêndoas, nozes

– Cogumelos;

– Iogurtes;

– Batata doce

– Alho, pimenta e gengibre.

  • 2- Mexa-se
    Para além de proporcionar bem-estar, o exercício físico é fundamental para mantermos o organismo atento às ameaças e pronto para combatê-las rapidamente. Não tem que correr a maratona, mas é importante mexer-se. Um conjunto de exercícios quando acorda, um passeio pela natureza, trocar o elevador pelas escadas, uns alongamentos antes de dormir… Tudo conta. Por isso, não há desculpas!
  • 3- Proteja o seu bem-estar e descanse
    Sabia que o stress e a ansiedade diminuem as defesas do organismo? Se ainda precisava de uma razão para não se enervar, aqui a tem: faça-o pela sua saúde! Afaste-se de situações de desgaste emocional e, se não puder fugir delas, encontre métodos que lhe permitam livrar-se da tensão acumulada. Por exemplo, fazer uns exercícios de meditação poderá ajudá-lo a libertar-se de estados demasiado emotivos e irá contribuir para que durma melhor. E, sim, descansar é fundamental! Se quer manter o seu sistema imunitário forte, certifique-se que dorme bem.
  • 4- Diga não
    Tão importante como o que devemos fazer é o que temos que evitar ao máximo. Todos sabemos que ambientes muito fechados são pouco saudáveis e, tanto quanto possível, devemos evitá-los. O mesmo é verdade em relação ao tabaco. Evite fumar ou estar perto do fumo de cigarros. Os seus pulmões e o seu corpo agradecem! Minimize também o consumo de bebidas alcoólicas, que afetam o equilíbrio do sistema imunitário e são responsáveis pelo desenvolvimento de algumas doenças. Beba água, muita!

 

Pronto para ficar mais forte? Mal podemos esperar para ver os resultados!