Benefícios extrassalariais
Benefícios Sociais

Benefícios extrassalariais: O que valorizam as diferentes gerações?

17 de Março, 2023

Hoje em dia, as organizações são constituídas por profissionais de diversas gerações. Essa diversidade acrescenta valor ao negócio e à empresa, pois pessoas em fases de vida diferentes têm experiências, competências e pontos de vista mais diversificados.

Em paralelo, este ambiente multigeracional pode representar um desafio para os responsáveis de recursos humanos, que precisam de conseguir responder às diferentes necessidades e expetativas, nomeadamente no que toca aos benefícios extrassalariais.

É fundamental que as organizações, e os seus gestores, reconheçam a importância de flexibilizar os benefícios concedidos. Só dessa forma podem manter-se competitivos na atração e retenção de talentos com interesses heterogéneos.

Que gerações compõem o mercado de trabalho?

Atualmente, as organizações podem ser compostas por colaboradores de quatro gerações:

  • Baby Boomers: pessoas nascidas entre 1947 e 1964;
  • Geração X: pessoas que nasceram entre 1965 e 1979;
  • Geração Y (Millenials): pessoas nascidas entre 1980 e 1996;
  • Geração Z: pessoas que nasceram entre 1997 e 2010.

Estas pessoas nasceram – e têm vivido – em contextos socioeconómicos muito distintos. O próprio mercado de trabalho é muito dinâmico, tendo-se tornado cada vez mais competitivo. E estes fatores acabam por resultar em prioridades e expetativas diferentes a nível profissional.

Neste sentido, o plano de benefícios da sua empresa deve ser flexível, conseguindo cobrir as diferentes áreas valorizadas pelos colaboradores.

Que benefícios valorizam as diferentes gerações?

1 – Baby Boomers

As pessoas desta geração estão mais focadas em aspetos relacionados com a sua reforma e também com cuidados de saúde.

Por isso, estes trabalhadores tendem a valorizar benefícios relacionados com estas áreas: seguros de saúde ou benefícios extrassalariais que lhes permitam ter maior liquidez em despesas médicas, em serviços dentários ou em óticas, por exemplo.

2 – Geração X

Uma das principais diferenças das pessoas desta geração face à anterior prende-se com o facto de, geralmente, ainda terem filhos em idade escolar. Por essa razão, benefícios de apoio à educação são altamente valorizados.

Ao mesmo tempo, é possível que tenham familiares em lares de idosos ou ajudados por serviços de apoio domiciliário, pelo que benefícios de apoio social também revelam uma grande utilidade.

Por último, as pessoas da desta geração tendem a priorizar o seu work-life balance, dando valor a aspetos como a flexibilidade de horários ou dias de férias adicionais, por exemplo.  

3 – Geração Y (Millenials)

A geração dos Millenials está, tipicamente, a atravessar a fase em que começa a constituir família, pelo que os benefícios de apoio à infância assumem um papel de relevo nesta faixa etária.

Esta foi, também, a primeira geração a demonstrar um grande interesse numa maior flexibilidade no local de trabalho, em particular na possibilidade de trabalhar remotamente.

Além disso, outro aspeto relevante está relacionado com a evolução profissional. Planos de carreira, bem como oportunidades de formação e desenvolvimento de competências, não devem ser descurados pelos responsáveis de recursos humanos.

4 – Geração Z

Esta é a geração composta por pessoas mais jovens, sendo que algumas delas já vão começando a integrar o mercado de trabalho. Tal como os Millenials, também valorizam a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar em regime híbrido ou remoto. Afinal de contas, são a primeira geração nativa digital

É uma geração que dá muita importância ao bem-estar, tanto físico como mental, pelo que programas de bem-estar e benefícios ligados à saúde devem ser considerados.

Adicionalmente, temas como a diversidade, equidade e inclusão são fulcrais para as pessoas da geração Z, que esperam das empresas um papel ativo na promoção destes valores.


Como vemos, acaba por ser expectável que pessoas em fases de vida diferentes tenham prioridades e interesses diferenciados.

Neste contexto, definir um plano de benefícios extrassalariais abrangente e flexível, que reconheça esta realidade multigeracional, colocará a sua empresa numa melhor posição para assegurar a satisfação e motivação dos colaboradores.