Ouvir e agir: alargamento da rede de estabelecimentos Euroticket Edenred
26 de Janeiro, 2023
O programa Paixão pelos Clientes é um programa de transformação global através do qual a Edenred procura garantir a melhor experiência possível dos clientes com as suas soluções e serviços.
Para isso, recolhemos feedback não só dos clientes (empresas que recorrem às nossas soluções multibenefícios), mas também dos utilizadores (colaboradores que beneficiam dessas soluções) e dos estabelecimentos parceiros (nos quais os benefícios podem ser utilizados).
O ponto de partida: a cobertura da rede de estabelecimentos como um aspeto a melhorar
Quando foi feito o primeiro envio dos questionários de satisfação, em janeiro de 2022, uma das sugestões de melhoria mais apontadas pelos utilizadores estava relacionada com a abrangência da rede de estabelecimentos nos quais podiam usar os seus benefícios Euroticket Edenred.
Porque é que os benefícios Euroticket Edenred só podem ser aceites nos estabelecimentos aderentes?
Os vales sociais não são um meio de pagamento, mas sim um instrumento que permite que os seus destinatários usufruam de um determinado benefício. Por exemplo, no caso do subsídio de refeição, o objetivo é que o montante atribuído seja gasto em refeições ou bens alimentares, garantindo assim o acesso das pessoas a uma alimentação condigna durante o trabalho.
Assim, e seguindo as diretrizes da transposição da Diretiva Europeia dos Serviços de Pagamentos (DSP2) para Portugal, os benefícios Euroticket Edenred só podem ser usados em estabelecimentos que façam parte de uma rede contratualizada (com acordo comercial com a Edenred). Para assegurar que são utilizados para o fim ao qual se destinam, justificando a vantagem fiscal de que beneficiam.
O que fizemos para melhorar: ações de expansão da rede
A existência de uma rede abrangente de estabelecimentos, onde possam usar os seus benefícios, é um fator determinante para a satisfação dos utilizadores. Por isso, não ignorámos esta janela de oportunidade trazida pelo programa Paixão pelos Clientes.
Sendo esta uma das principais “dores” dos nossos utilizadores, concentrámos esforços no alargamento da rede de estabelecimentos aderentes Euroticket Edenred.
O resultado: crescimento de 23% em 12 meses nos estabelecimentos aderentes Euroticket Refeição
Desde o envio do primeiro NPS, o número de estabelecimentos que aceitam pagamentos com o cartão de refeição Euroticket Edenred aumentou de cerca de 31 mil para 38 mil.
Esta otimização tem vindo a ser notada nas fases seguintes de envio dos questionários de satisfação. O NPS melhorou, tanto no caso dos utilizadores (que foram demonstrando maior satisfação por poderem usar os seus benefícios de forma mais generalizada), como no das próprias empresas clientes, que foram partilhando um feedback mais positivo. Foi o caso de:
“Com o Euroticket Edenred é fácil fazer compras de refeição e alimentação, almoçar em restaurantes e é muito fácil saber o saldo e ver todos os movimentos em tempo real.”
Michail Malakhanov, Utilizador
“Estamos muito satisfeitos com a nossa colaboração com a Edenred. Além do serviço, um dos aspetos que destacamos é a grande abrangência de estabelecimentos onde os colaboradores podem usar os seus benefícios.”
F Iniciativas, Empresa Cliente
“Serviço bem completo! Funciona em muitos estabelecimentos, tanto restaurantes como mercados.”
Gustavo Coelho, Utilizador
Para as empresas que atribuem benefícios extrassalariais aos seus colaboradores também é fundamental que estes possam ser usados de forma flexível, conveniente e sem entraves. Para que os trabalhadores se mantenham satisfeitos com os benefícios que recebem.
É com isto em mente que a Edenred desenvolve o seu trabalho diário de ampliação da sua rede de estabelecimentos aderentes.
É dada prioridade às sugestões que recebemos todos os dias dos nossos utilizadores (no nosso site ou na App MyEdenred) e também às zonas assinaladas na sequência do programa Paixão pelos Clientes.
Porque não nos limitamos a ouvir o que os clientes têm a dizer. Esforçamo-nos por agir e melhorar em função do que ouvimos!