Atividades tendência Portugal
Lazer e Bem-Estar

Não gosta de ginásio? Conheça 5 atividades tendência em Portugal

7 de Janeiro, 2025

A atividade física regular é um elemento-chave na promoção da saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física contribui para a prevenção de doenças como o cancro, a diabetes ou doenças cardiovasculares, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir sintomas de depressão ou ansiedade, por exemplo.

A recomendação desta organização é de que os adultos pratiquem, no mínimo, entre 150 e 300 minutos de atividade física por semana e que realizem atividades de reforço muscular pelo menos duas vezes por semana. No entanto, 31% dos adultos não atingem estas metas.

Se uma das suas resoluções para 2025 foi cuidar mais de si e começar a ter um estilo de vida mais saudável, mas não gosta de frequentar ginásios, temos a solução para si. Há algumas atividades e modalidades desportivas que têm vindo a ganhar destaque em Portugal e que poderá gostar de experimentar este ano. Descubra quais são!   

1 – Padel

O padel tem registado um forte crescimento mundial e, em Portugal, também tem conquistado cada vez mais adeptos. É um desporto de raquete, que combina elementos do ténis e do squash, e que é praticado em duplas.

Dependendo do nível dos jogadores, um jogo de padel pode ser altamente dinâmico e uma boa maneira de se exercitar, melhorar a coordenação, a agilidade e a resistência cardiovascular.

Além disso, uma vez que implica a presença de quatro pessoas em campo, tem também uma componente social e de diversão. Pode ser, por isso, uma excelente oportunidade para uma pausa revigorante na rotina diária.

2 – Pilates

O pilates é um método de exercício físico e alongamento focado na flexibilidade, mobilidade e melhoria da postura. Ao mesmo tempo, também ajuda a perder peso e a tonificar, uma vez que envolve exercícios que trabalham todo o corpo.

Esta modalidade pode ser praticada apenas com o peso do corpo ou com recurso a equipamentos, como é o caso do pilates Reformer, que se tem popularizado no nosso país.

As sessões de pilates são frequentemente versáteis, e adaptadas aos diferentes níveis e limitações físicas, além de seguras e de baixo impacto. Por isso, podem ser uma boa forma de aliviar o stress, ajudar a prevenir lesões e melhorar a sua qualidade de vida.  

3 – Cycling

O indoor cycling, ou ciclismo de interior, tem registado um crescimento tendencial, sobretudo com a disseminação de estúdios específicos para a prática desta modalidade.

O cycling é uma atividade intensa e desafiante, ideal para quem procura queimar calorias e melhorar a resistência cardiovascular. Normalmente, as aulas são acompanhadas por música animada, o que as torna divertidas e mais envolventes.

4 – Fitboxing

Nascida nos Estados Unidos, esta modalidade combina exercícios de boxe, kickboxing, muay thai e crossfit. Tem vindo a ganhar popularidade por proporcionar um treino bastante completo, dinâmico e divertido.

O fitboxing alterna treino funcional com o saco e, geralmente, é feito ao ritmo de música animada. Por essa razão, contribui para melhorar a resistência cardiovascular, a força muscular, mas também para aliviar o stress e promover a saúde mental.

5 – Pickleball

O pickleball popularizou-se nos últimos anos nos Estados Unidos e também tem vindo a conquistar vários países europeus, entre os quais Portugal. Combina elementos do ténis, badminton e ténis de mesa e pode ser jogado tanto a pares como individualmente.

Os seus praticantes consideram que é uma modalidade mais fácil de aprender e de jogar do que o ténis, ou mesmo o padel, sendo que também promove um alto grau de sociabilização. Além disso, é considerado um jogo acessível, democrático e adequado para pessoas de todas as idades.


Já experimentou alguma destas modalidades? Desde o padel ao pilates, passando pelo cycling, o fitboxing ou o pickleball, há opções para todos os gostos. O importante é encontrar uma atividade que lhe dê prazer e que o mantenha motivado no combate ao sedentarismo e na adoção de um estilo de vida mais ativo.



Leia também: 9 Hábitos saudáveis para adotar no dia a dia de trabalho