5 Aplicações para gerir os gastos e poupar
14 de Outubro, 2022
Portugal regista, tipicamente, taxas de poupança muito reduzidas. Fatores como a baixa literacia financeira ou a elevada carga fiscal sobre os rendimentos, por exemplo, fazem com que os portugueses sejam dos que menos poupam na Zona Euro.
No entanto, a importância de poupar é inegável. A vida é imprevisível e ter um pé-de-meia é fundamental para enfrentar alguns imprevistos que podem ir surgindo: situações de desemprego, problemas de saúde, avaria do carro ou de um eletrodoméstico, entre muitos outros. Além disso, as pessoas podem também amealhar para conseguirem alcançar um determinado objetivo: fazer umas férias, comprar um determinado bem ou guardar dinheiro para o período de reforma, por exemplo.
Sabemos que nem sempre é fácil poupar e muitas famílias enfrentam sérios desafios na gestão das suas despesas fixas, não conseguindo, muitas vezes, colocar dinheiro de parte. Mas existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a gerir os gastos de forma mais metódica e a organizar melhor as suas finanças pessoais. Ferramentas essas que podem estar consigo a qualquer momento, no seu telemóvel.
Descubra connosco cinco sugestões de aplicações que vão ajudá-lo a gerir os seus gastos e a poupar.
1 – YNAB (You Need A Budget)
A aplicação You Need A Budget é uma das apps de finanças pessoais mais populares do mundo. Os utilizadores podem definir um orçamento para várias categorias de despesas fixas – como alimentação, transportes, mensalidades, lazer, entre outras – e também adicionar despesas pontuais – como o seguro do carro, férias, presentes de Natal, etc. Podem, igualmente, incluir objetivos de poupança.
Estabelecer um orçamento realista para as diferentes categorias de despesas e objetivos pode ajudá-lo a tornar-se mais disciplinado em relação ao que gasta. Mais do que registar gastos já realizados, a lógica desta app prende-se sobretudo com o planeamento prévio dos gastos.
A ideia é tornar-se mais intencional e ponderado em relação ao que faz com o seu dinheiro e não viver acima das possibilidades.
Disponível: iOS e Android.
Custo: Teste gratuito durante 34 dias (sem obrigatoriedade de inserir cartão de crédito) e depois 14,99$/mês ou 98,99$/ano.
2 – Toshl Finance
A Toshl Finance foi considerada pelo New York Times como uma das melhores aplicações para monitorizar despesas. Esta app vai permitir-lhe conectar automaticamente todas as suas contas bancárias (mais de 40 bancos em Portugal) e controlar as suas despesas, podendo introduzi-las de forma rápida e simples.
À semelhança da YNAB, também é possível definir orçamentos para várias categorias de despesas, sendo que a app pode notificá-lo quando se verificarem desvios dos limites estabelecidos.
Além disso, são disponibilizados vários tutoriais sobre finanças, caso esteja interessado em saber mais sobre o tema.
Disponível: iOS, Android e desktop.
Custo: Teste gratuito durante 30 dias (é necessário inserir cartão de crédito) e depois a partir de 1,67$/mês.
3 – App do seu banco
A maioria dos bancos já disponibiliza aos seus clientes uma aplicação móvel para gestão das suas contas. Os serviços fornecidos variam de entidade para entidade, mas todas têm as funcionalidades básicas de consulta de saldo e movimentos, o que é muito útil para ir acompanhando os gastos feitos ao longo do mês.
A maioria destas aplicações inclui, também, opções de controlo de gastos, definição de orçamentos e de metas de poupança.
Se não usa a aplicação do seu banco, veja se está disponível, instale e explore as funcionalidades que podem ajudá-lo a gerir as suas despesas e a poupar.
4 – Situação fiscal – Pagamentos
Poupar é, também, evitar gastos desnecessários, como é o caso do pagamento de eventuais coimas ao Estado. Para isso, a Autoridade Tributária lançou uma aplicação que lhe permite estar sempre a par dos pagamentos a decorrer ou já em falta relativamente aos seguintes impostos: IMI, IUC, IRS, IRC e IVA. Desta forma, está sempre ciente dos impostos que tem de pagar e evita possíveis atrasos.
Pode, também, consultar o ponto de situação dos seus reembolsos (por exemplo, do IRS) e gerar referências para pagamento, nomeadamente através do multibanco ou do MB WAY.
Disponível: iOS e Android.
Custo: Gratuita.
5 – MyEdenred
A App MyEdenred é uma ferramenta na qual é possível fazer a gestão do valor do subsídio de refeição que recebe no cartão Euroticket Refeição.
Uma vez que este cartão de refeição só pode ser usado em despesas de alimentação, isso permite-lhe controlar melhor o valor que gasta mensalmente nesta categoria – em restaurantes, compras de supermercado, etc – e, consequentemente, pode ajudá-lo a poupar. Através da aplicação pode consultar, a qualquer momento, o saldo e movimentos efetuados com o cartão.
Além disso, ao utilizar a App, tem acesso ao Programa de Descontos e Vantagens, que lhe dá descontos exclusivos em seguros, combustível, lazer, mobilidade, saúde e bem-estar, entretenimento, tecnologia e muito mais. Estes descontos podem ajudá-lo a poupar em determinados produtos ou serviços que precise de adquirir.
Disponível: iOS, Android e desktop.
Custo: Gratuita.
Já conhecia estas aplicações? Ao tirar partido das funcionalidades destas plataformas, e até combinando a utilização de algumas delas, pode tornar-se mais organizado na gestão do seu orçamento mensal e estar em melhores condições de atingir os seus objetivos de poupança!