Envolvimento colaboradores teletrabalho
Recursos Humanos

7 Dicas para envolver os colaboradores em teletrabalho

13 de Setembro, 2024

A generalização do trabalho remoto trouxe consigo benefícios inegáveis, nomeadamente quando falamos de uma integração mais harmoniosa entre a vida pessoal, familiar e profissional.

No entanto, esta nova realidade para muitos trabalhadores e empresas, consolidada após a pandemia, também acarreta desafios. E o envolvimento dos colaboradores com a organização surge como um dos principais.

De acordo com um estudo da Gallup, apenas 28% dos profissionais em teletrabalho afirmam sentir-se conectados com o propósito e a missão da empresa na qual trabalham.  

E se parece evidente que todas as empresas quererão aumentar os níveis de envolvimento dos seus colaboradores, pode não ser tão evidente como podem fazê-lo quando as pessoas estão fisicamente afastadas.

Descubra connosco porque é que as organizações não devem negligenciar o envolvimento e o sentimento de pertença dos colaboradores em teletrabalho e 7 dicas para potenciá-los.  

Leia também: Como envolver os colaboradores da Geração Z?

O que é o envolvimento dos colaboradores e porque é que é importante?

O envolvimento dos colaboradores refere-se à forma como estes se sentem apaixonados pelo seu trabalho, valorizados e comprometidos com os valores e propósito da organização na qual trabalham.

No mercado de trabalho atual, altamente competitivo e dinâmico, assegurar níveis elevados de envolvimento é fundamental para:

  • Aumentar a satisfação e a retenção dos profissionais;
  • Melhorar a comunicação e a colaboração;
  • Potenciar a produtividade, a inovação e a criatividade.

7 Dicas para envolver os colaboradores em teletrabalho

1 – Garanta uma boa experiência de preboarding e onboarding

Se uma boa experiência de preboarding e onboarding é crucial para acolher devidamente o colaborador e para ajudar a moldar uma perceção positiva acerca da empresa, isso é ainda mais verdade no caso dos trabalhadores em teletrabalho.

Uma vez que os profissionais estão fisicamente distantes, o apoio de que necessitam para se sentirem acompanhados e integrados é provavelmente maior.

É preciso fornecer todas as informações práticas sobre a função e sobre a empresa, configurar o material de trabalho, fazer as respetivas introduções e apresentações à equipa, definir a agenda de formações iniciais e marcar essas reuniões, entre outros aspetos.

Pode ser relevante criar uma checklist com todos os tópicos que precisam de ser endereçados num processo de onboarding remoto, uma vez que alguns deles podem – e certamente irão – diferir de uma integração feita presencialmente.

Por fim, pode considerar a implementação de um programa de “padrinhos” para novos colaboradores. A figura do padrinho pode assumir um papel muito importante para ajudar a tirar eventuais dúvidas sobre processos e para acompanhar os profissionais numa fase inicial, facilitando assim a sua adaptação.

2 – Organize eventos virtuais informais

As equipas em teletrabalho comunicam diariamente entre si através de mensagens instantâneas, videochamadas ou emails. No entanto, se essas comunicações se mantiverem estritamente profissionais e formais, pode ser difícil desenvolver uma relação mais próxima e significativa entre colegas.

Ter um bom ambiente de trabalho é muito importante para elevar a moral, o envolvimento e o sentimento de pertença dos colaboradores.

Por essa razão, deve promover momentos informais e casuais para as pessoas descontraírem, beberem um café – à distância, mas em conjunto -, fazerem uma pausa e falarem sobre temas que não estejam necessariamente relacionados com trabalho.

3 – Crie uma biblioteca de recursos partilhados

Por mais robusto que seja o processo de integração, é muito provável que os colaboradores em teletrabalho continuem a ter dúvidas sobre procedimentos, sobre quem é quem na empresa, sobre quais os canais a utilizar em cada momento, etc.

Disponibilizar uma biblioteca de recursos, o mais completa e acessível possível, é um aspeto fundamental para que os trabalhadores remotos não se sintam perdidos. Essa biblioteca deve conter informações sobre a empresa, políticas internas, guias e procedimentos, entre outros materiais considerados relevantes.

Vá atualizando regularmente esta biblioteca. Para isso, recolha feedback de colaboradores recém-contratados e pergunte-lhes a que tipo de recursos e informações gostariam de ter tido acesso.

Esta partilha faz com que os profissionais se sintam mais capacitados, além de facilitar a colaboração e melhorar a produtividade.

4 – Reconheça os colaboradores e celebre as suas conquistas

Colaboradores que se sentem reconhecidos e valorizados tendem a estar mais satisfeitos e, por conseguinte, envolvidos.

Reconhecer o bom trabalho levado a cabo pelas pessoas pode ser mais difícil à distância. Porém, é crucial não descurar de uma cultura sólida de feedback e reconhecimento:

  • Os líderes e gestores devem agradecer o empenho dos colaboradores em reuniões virtuais ou outros canais de comunicação partilhados (por email, por mensagem);
  • Devem também incentivar os outros membros da equipa a felicitar os colegas que alcançaram um objetivo ou se destacaram em algum projeto;
  • A empresa pode implementar uma política de premiação baseada na atribuição de cartões de oferta digitais, como o Edenred Gift, por exemplo.

5 – Disponibilize oportunidades de desenvolvimento profissional

Vários estudos já demonstraram que uma aposta das empresas na formação contínua dos colaboradores tem um impacto manifesto na sua satisfação, motivação e envolvimento. E, naturalmente, não é porque os trabalhadores estão em regime remoto que deixam de ter interesse em desenvolver as suas competências.

Assim, se a sua empresa ainda não o faz, deve começar a desenhar um plano de formação para colaboradores em teletrabalho. Esse plano deve:

  • Ir ao encontro dos objetivos de carreira dos diferentes profissionais e também dos desafios de crescimento e competitividade da própria empresa;
  • Ser flexível e adaptável a cada colaborador, uma vez que as pessoas aprendem de maneira diferente e a diferentes ritmos;
  • Ser, preferencialmente, virtual, estando alinhado com o regime de trabalho que o colaborador já tem.

6 – Contribua para um local de trabalho confortável e agradável

No caso do trabalho presencial, as empresas conseguem ter controlo sobre as condições do espaço físico no qual os colaboradores desenvolvem a sua atividade. Mas o mesmo não acontece quando as pessoas trabalham em casa.

Ainda assim, deve procurar garantir que os profissionais têm todos os equipamentos e materiais necessários para que possam executar o seu trabalho com conforto e segurança.

Além disso, pode ainda atribuir um subsídio ou suplemento de trabalho remoto, para que as pessoas consigam montar o seu espaço de trabalho de uma forma funcional e agradável.

Uma vez que grande parte das empresas tende a negligenciar este aspeto, o facto de a sua não o fazer irá contribuir para aumentar a satisfação e o envolvimento dos colaboradores.  

7 – Peça feedback regularmente

Não é possível esperar que os colaboradores estejam envolvidos com a organização sem conhecer as suas necessidades, expetativas e objetivos.

Recolher o feedback dos trabalhadores é imprescindível para perceber o que está mal e pode ser melhorado. Isto é válido para todos os trabalhadores e, especialmente, para os que estão em teletrabalho – com os quais não se cruza diariamente e, como tal, poderá ser mais difícil conhecer as suas opiniões.

Pode pedir feedback de forma mais formal, através de questionários de satisfação interna, e também de forma mais informal, pedindo opiniões sobre processos internos, sobre a cultura organizacional, sobre a gestão da empresa, sobre o regime de trabalho remoto, entre outros aspetos.