8 Livros que todos os responsáveis de RH deviam ler
9 de Janeiro, 2025
À medida que o mundo do trabalho vai registando uma evolução constante, os responsáveis de recursos humanos enfrentam desafios diários para gerir as suas pessoas de forma efetiva.
É preciso contratar os talentos certos, manter os colaboradores satisfeitos, motivados e envolvidos, assegurar o seu bem-estar, ao mesmo tempo que é preciso acrescentar valor ao próprio negócio e alinhar a gestão do capital humano com a cultural organizacional e com as metas da empresa.
Neste contexto, é fundamental estar atualizado relativamente às boas práticas de sempre e às novas tendências que vão surgindo. E, para isso, a leitura de alguns livros assume um papel muito relevante.
Venha descobrir connosco oito livros que todos os responsáveis de recursos humanos deviam ler, quer já sejam profissionais experientes ou estejam a começar o seu percurso nesta área.
1 – Os Líderes Comem por Último
Autor: Simon Sinek
Uma das histórias deste livro relata a transformação levada a cabo por Bob Chapman numa empresa que passava dificuldades e na qual os colaboradores estavam insatisfeitos. Ao invés de tentar substituir os profissionais descontentes, este CEO procurou criar condições para que eles trabalhassem com maior motivação. O resultado foi um aumento da produtividade e do lucro.
Este é apenas um dos exemplos apresentados pelo autor, que pretende demonstrar que o sucesso organizacional está intimamente ligado ao bem-estar e à satisfação dos trabalhadores. Quando as pessoas se sentem valorizadas pelas suas lideranças, tendem a vestir mais a camisola e a unir esforços em direção a um objetivo comum.
2 – Work Rules!
Autor: Laszlo Bock
O autor deste livro foi vice-presidente de People Operations na Google e partilha a sua experiência nesta organização, que se tornou uma das mais atrativas para trabalhar em todo o mundo.
Algumas das lições que os gestores de RH podem retirar deste livro prendem-se com a importância de privilegiar uma cultura de inovação e criatividade, de dar voz e poder aos colaboradores, de contratar os melhores talentos (mesmo que o recrutamento seja mais demorado), de reformular a abordagem de liderança “top-down”, de usar os dados para tomar decisões, entre outras.
3 – Bring Your Human To Work
Autora: Erica Keswin
Neste livro, a autora procura corroborar a importância de trazer a autenticidade e a humanidade para o local de trabalho. Ao partilhar exemplos práticos – de empresas como a Lyft ou a Starbucks, por exemplo -, Erica Keswin mostra como as relações interpessoais podem criar ambientes de trabalho mais saudáveis e constituir um motor de sucesso nas organizações.
Para isso, é preciso que as organizações desenvolvam uma cultura centrada nas pessoas, que priorize o bem-estar e a saúde dos profissionais, que promova as relações humanas e também o envolvimento com a comunidade.
4 – Diversity in the Workplace
Autora: Bärí A. Williams
A premissa deste livro é a seguinte: para criar um local de trabalho inclusivo, é necessário fazer perguntas difíceis. Como tal, a autora conduziu 25 entrevistas nas quais pessoas de grupos sub-representados partilham as suas histórias e experiências sobre identidade, privilégio, preconceito e discriminação.
Este livro faz um retrato daquilo que significa ser uma minoria na força de trabalho e, como tal, é de leitura obrigatória para líderes e responsáveis de RH que procuram criar locais de trabalho mais inclusivos.
5 – Victory Through Organization
Autores: Dave Ulrich, David Kryscynski, Mike Ulrich e Wayne Brockbank
Este livro aborda um dos principais desafios dos responsáveis de RH na atualidade: a chamada “guerra pelo talento”. Numa altura em que as empresas revelam sérias dificuldades em atrair e reter talento, os autores defendem que o foco dos líderes deve passar por ajudar os profissionais a prosperar dentro da organização.
É preciso que os colaboradores sintam que o coletivo contribui para a sua progressão individual, ou seja, que o todo é maior do que a soma das partes. Em última instância, as empresas que consigam capacitar os seus profissionais e elevar o seu capital humano terão uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
6 – HR Disrupted: It’s Time for Something Different
Autora: Lucy Adams
A questão central colocada pela autora deste livro é: como é que os gestores podem liderar, gerir, envolver e apoiar os seus colaboradores de forma diferente se querem sobreviver e prosperar num mercado tão volátil? É uma leitura muito relevante para os responsáveis de RH que procuram inovar e transformar a sua prática.
Esta mudança rumo a uma abordagem mais disruptiva à gestão de pessoas deve estar alicerçada em três pilares: tratar os colaboradores como adultos e não como crianças; tratar os colaboradores como consumidores ou clientes (e não com uma estratégia universal para todos); tratar os colaboradores como seres humanos.
7 – The Fearless Organization
Autora: Amy C. Edmondson
Como criar segurança psicológica no local de trabalho para a aprendizagem, a inovação e o crescimento. É este o tópico principal abordado neste livro, que define segurança psicológica como “um ambiente no qual as pessoas se sentem confortáveis para se expressarem e serem elas próprias”.
A autora é professora na Harvard Business School e compila 20 anos de investigação para demonstrar a correlação entre a segurança psicológica e o desempenho profissional. Quando os trabalhadores sentem que podem partilhar as suas ideias e cometer erros, é fortalecida uma cultura que privilegia a criatividade e a inovação.
8 – Predictive HR Analytics
Autores: Kirsten Edwards e Martin R. Edwards
Os departamentos de recursos humanos têm cada vez mais dados à sua disposição, que devem ter a capacidade de trabalhar e analisar para tomar decisões mais informadas. É neste âmbito que os autores apresentam diferentes estudos de caso que envolvem métricas e análises de dados relacionadas com a diversidade, o turnover (incluindo análises preditivas de rotatividade), o desempenho e produtividade dos colaboradores, entre outras.
Este livro fornece uma abordagem prática para o desenvolvimento de análises preditivas nos RH, que permitem identificar tendências e padrões e, no final do dia, otimizar a gestão de talentos.