Bem-estar dos colaboradores em teletrabalho
Recursos Humanos

Como promover a saúde e bem-estar dos colaboradores em teletrabalho?

6 de Abril, 2023

Com o abrandamento da pandemia da covid-19, empresas e colaboradores em todo o mundo têm voltado aos seus escritórios ao longo do último ano. No entanto, muitos são os profissionais que continuam a trabalhar remotamente e que, tendo essa possibilidade, preferem manter-se em teletrabalho.

Com a distância física, pode ser mais difícil monitorizar o bem-estar dos colaboradores e identificar eventuais sinais de que alguma coisa pode não estar bem, tanto a nível físico como psicológico e mental.

Além de que o trabalho remoto pode potenciar sentimentos de isolamento e dificultar a existência de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.  

Por essa razão, é fundamental que os responsáveis das empresas consigam implementar medidas que promovam a saúde e bem-estar dos colaboradores em teletrabalho.

Como é que o teletrabalho pode influenciar a saúde e bem-estar?

  • A nível físico: o facto de os trabalhadores ficarem em casa, e não se deslocarem diariamente para o local de trabalho, pode favorecer a existência de hábitos mais sedentários.
  • A nível mental: ao estarem afastadas dos colegas de trabalho, as pessoas podem sentir-se tendencialmente mais sozinhas e isoladas. Este isolamento – combinado com um potencial desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal – pode gerar elevados níveis de stress que, consequentemente, podem transformar-se em situações de burnout.

Medidas para promover o bem-estar e saúde dos colaboradores em teletrabalho

1 – Encoraje os colaboradores a definir limites entre vida pessoal e profissional

Quando deixa de existir uma separação física clara entre o local de trabalho e a residência dos trabalhadores, a linha que separa a sua vida pessoal e profissional pode tornar-se mais ténue.  

Incentive os colaboradores a desligar o computador no final do dia de trabalho, a realizar pausas regulares e a fazer as refeições longe do email e de outros estímulos relacionados com o trabalho.

2 – Avalie quais as ferramentas e equipamentos necessários para trabalhar remotamente

Identifique as ferramentas e equipamentos que são disponibilizados no escritório e que permitem que os colaboradores realizem o seu trabalho de forma mais efetiva. Estamos a falar de suportes para o computador portátil, monitores, ratos e teclados externos, auscultadores, cadeiras ergonómicas, entre outros.  

Não ter acesso a estes equipamentos pode conduzir a um certo desconforto e frustração, além de que pode impactar negativamente a eficiência e produtividade.

3 – Incentive a prática regular de atividade física

Os benefícios da atividade física regular para o bem-estar físico e mental são inegáveis. Num contexto em que os trabalhadores podem tornar-se mais sedentários – por não terem de deslocar-se para o local de trabalho – a promoção de hábitos regulares de atividade física torna-se ainda mais importante.

O exercício físico contribui para melhorar a capacidade de concentração, a motivação e o bom humor e ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade.

A sua empresa pode facultar o acesso dos colaboradores a plataformas com aulas online, oferecer descontos em ginásios ou noutras atividades desportivas (como escolas de dança, clubes de ténis e padel, campos de futebol, estúdios de ioga, entre muitas outras).

4 – Organize convívios virtuais

É incontornável que nós somos seres sociais. Prever momentos informais de convívio é muito importante para o envolvimento dos colaboradores, ainda mais se estes estiverem a trabalhar remotamente.

Organize reuniões através de videochamada e incentive interações mais informais com temas que não estejam relacionados com o trabalho. Estes momentos são essenciais para reforçar laços, mas também para promover a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores em teletrabalho.

5 – Vá verificando como é que os colaboradores se sentem

Pode perguntar diretamente aos colaboradores como é que eles se sentem – e se o trabalho está, de alguma forma, a afetar a sua saúde e bem-estar -, mas pode existir alguma relutância em responder de forma totalmente verdadeira e transparente.

Uma alternativa pode ser realizar inquéritos confidenciais. Dessa forma, pode descobrir informações úteis sobre o estado de espírito dos colaboradores e sobre aspetos que, eventualmente, possam não estar bem na empresa e possam ser melhoradas com vista à promoção do bem-estar das pessoas.

Com esses dados, pode definir estratégias e implementar medidas concretas que contribuam para maximizar esse bem-estar.


À medida que o trabalho remoto continua a afirmar-se como uma opção preferencial para muitos profissionais, é fundamental que as empresas e os seus líderes tenham planos de ação claros para zelar pelo bem-estar dos colaboradores.

Por isso, se a sua organização ainda não desenvolve estas iniciativas, hoje é um bom dia para começar.