Employer Branding: 5 passos para construir e manter uma imagem positiva da sua organização
12 de Agosto, 2022
Muitas empresas e indústrias enfrentam, hoje em dia, uma autêntica “batalha” pela atração de talento.
Atrair os melhores candidatos e contratar os melhores talentos (pessoas qualificadas, especializadas, inovadoras) é fundamental para o sucesso das organizações. Mas a evolução do mercado de trabalho – em particular de algumas tendências aceleradas pela pandemia da Covid-19 – tem tornado o desafio da atração de talento cada vez mais notório.
É neste contexto que o employer branding assume importância. Conheça melhor este conceito e descubra 5 passos para desenvolver uma estratégia de employer branding na sua organização.
O que é o employer branding?
O employer branding refere-se a um conjunto de táticas e atividades que as empresas desenvolvem para comunicar e promover a sua proposta de valor para os colaboradores (EVP ou Employee Value Proposition).
O objetivo é construir e manter uma imagem positiva da empresa, contribuindo para a sua notoriedade e reputação no mercado de trabalho. Sobretudo quando se trata de atração e retenção de talentos.
Empresas que desenvolvem, de forma consistente, estratégias de employer branding verificam uma redução do turnover e uma maior capacidade de captação de candidatos.
5 Passos para implementar uma estratégia de employer branding
1 – Defina os objetivos da sua empresa
O que é que pretende alcançar com a sua estratégia de employer branding? Ter mais candidaturas nos seus processos de recrutamento? Ter melhores candidatos? Reduzir o tempo e os custos das contratações? Ter mais visitas na sua página de Carreiras? Ter mais seguidores no LinkedIn?
Determinar metas concretas é fundamental para saber o que fazer e, depois, para medir o impacto das suas ações de employer branding.
2 – Construa a sua EVP (Employee Value Proposition)
Para dar força à sua marca no mercado de trabalho é crucial que comunique de forma sólida a missão, visão, valores e cultura da empresa. Além disso, a proposta de valor para os colaboradores (EVP) também deve ser clara.
A EVP é a mensagem com a qual a sua empresa irá impactar potenciais candidatos. É aquilo que a organização oferece aos colaboradores – atuais e futuros – e que os faz sentirem-se aliciados a trabalhar nela.
No centro da sua proposta de valor devem estar as motivações, os interesses e os objetivos das pessoas. Isso pode envolver oportunidades de progressão e desenvolvimento de carreira, benefícios extrassalariais, trabalho flexível, bónus com base em performance, entre outros elementos.
3 – Determine os seus canais de employer branding
Como é que vai interagir com os seus colaboradores? Como é que vai alcançar possíveis candidatos? Existem vários canais através dos quais a sua empresa pode alavancar a sua estratégia de employer branding. E o que deve ter em mente é que esta estratégia deve ser omnicanal.
Use o seu website, produza artigos de blog, crie canais de comunicação internos, tire partido das redes sociais (sobretudo do LinkedIn, que é uma rede social profissional), divulgue vídeos da sua empresa no YouTube… As possibilidades são diversas.
Procure perceber onde é que está a sua audiência e, acima de tudo, assegure que a comunicação é consistente em todas estas plataformas.
4 – Envolva os seus colaboradores
As iniciativas de employer branding mais efetivas são aquelas que envolvem os seus colaboradores. Estes, melhor do que ninguém, conseguem transmitir confiança e credibilidade acerca do seu local de trabalho.
Incentive os seus colaboradores a partilharem as iniciativas da empresa (notícias, eventos, convívios entre os colegas, etc). Isso pode ser feito nas redes sociais, por exemplo. Desta forma os trabalhadores tornem-se uma espécie de embaixadores da organização.
5 – Meça o sucesso das estratégias e otimize com base nos resultados
Avaliar o sucesso das ações de employer branding é essencial para ir melhorando os resultados ao longo do tempo. E essa avaliação tem de ser feita com base nos objetivos que estabeleceu previamente (ponto 1).
Reveja o impacto que cada ação teve, o que é que correu bem e o que é que pode ser otimizado. Faça-o com regularidade e, se necessário, realize ajustes em função dessa análise.
Ter uma estratégia sólida de employer branding pode ser uma grande vantagem competitiva para diferenciar a sua empresa no mercado de trabalho.
Se pretende melhorar o posicionamento da sua organização junto de possíveis candidatos e dos seus próprios colaboradores, hoje é um bom dia para começar a pôr estes passos em prática.