Propósito: O que é e porque deve guiar a sua empresa?
18 de Janeiro, 2023
O propósito tem sido, nos últimos anos, um conceito amplamente referido no universo organizacional.
O estudo “Força do Propósito”, de 2020, concluiu que a probabilidade de os consumidores comprarem algo de uma empresa é quatro vezes maior quando essa mesma empresa tem um propósito forte.
Por essa razão, muitos líderes reconhecem a importância que o propósito assume nas organizações. Mas o que é, então, o propósito? O que é que caracteriza uma empresa guiada por um propósito e porque é que ele é importante?
O que é o propósito?
O propósito é a razão da existência de uma organização além dos lucros: define porque é que a organização existe de forma mais aspiracional, sintetiza porque é que ela é importante para as pessoas.
O propósito está relacionado com o papel que a empresa desempenha na sociedade e com o valor que acrescenta a longo prazo, tanto às pessoas como ao planeta.
De acordo com a definição de Hubert Joly, no livro The Heart of Bussiness, o propósito de uma organização é aquilo que resulta da interseção de quatro variáveis:
- O que o mundo precisa;
- O que é que a empresa é excecionalmente boa a fazer e, por isso, a diferencia;
- Como é que a empresa pode gerar valor económico;
- Aquilo que apaixona os colaboradores da empresa, o que os guia.
Porque é que ter um propósito é importante?
Segundo a Deloitte, aquilo que diferencia as empresas guiadas por um propósito claro daquelas que não apresentam um é a longevidade e a autenticidade.
Ter um propósito bem definido ajuda as organizações a serem mais consistentes e mais relevantes para as pessoas. Quando a empresa tem uma noção clara do seu “porquê” consegue atender, de forma mais eficaz, as necessidades e os interesses dos seus clientes, o que resulta numa maior satisfação e lealdade.
Essa maior satisfação e lealdade tende a verificar-se, igualmente, nos colaboradores, que também preferem trabalhar numa empresa com um propósito forte.
Em última instância, tudo isto contribui para aumentar a produtividade e os lucros.
Exemplo: o propósito da Edenred
O propósito da Edenred é “Enrich connections. For good”. Desde que a Edenred criou o título de refeição, um pequeno vale em papel, que começou a gerar inúmeras conexões: entre empresas, colaboradores, estabelecimentos, autoridades públicas, sociedade em geral…
Acreditamos na importância dessas conexões, que acrescentam valor a todas as partes, promovem o progresso e a qualidade de vida. Ao mesmo tempo, preocupamo-nos com a forma como estas ligações se desenvolvem no planeta em que vivemos. E é este o nosso propósito.
Ter um propósito claro é descobrir novas oportunidades de agregar valor aos clientes, aos restantes stakeholders e às comunidades nas quais as empresas se inserem. É focar-se nas pessoas e no planeta, é ser autêntico e consistente naquilo que se faz e se diz.
E a sua empresa, já é guiada por um propósito?