Da solidariedade à Responsabilidade Social
24 de Junho, 2019
Fala-se de ambiente, de pobreza, de alimentação saudável e, cada vez mais, de solidariedade. Mas afinal, o que fazemos ou devíamos fazer para ajudar os outros? Já alguma vez pensou que a comunidade em que a sua empresa está inserida também é responsabilidade sua? Se ainda não implementou uma política de Responsabilidade Social, leia este texto. Descubra por onde começar e como um pequeno gesto faz toda a diferença.
Atualmente, é cada vez mais comum que as empresas implementem, internamente, políticas de Responsabilidade Social e voluntariado corporativo. A pintar paredes, a servir refeições ou a melhorar o meio ambiente, estas ações visam aumentar o bem-estar da comunidade. No entanto, será que estamos conscientes da importância destes pequenos gestos?
As empresas têm um impacto direto na sociedade e as políticas de Responsabilidade Social são quase uma forma de agradecimento. Diz a gíria que “ajudar não custa” e, neste caso, não custa mesmo! Pequenos gestos como distribuir roupas e comida aos sem-abrigo ou plantar árvores, fazem mesmo toda a diferença. Na Edenred, não descuramos este tema e, anualmente, temos a missão de transformar um dia normal num Ideal Day.
Na Responsabilidade Social todos os lados são B – de Bom
“Porque é que a Responsabilidade Social é importante, do ponto de vista empresarial?” Esta é a grande questão que, constantemente, surge associada a este tema. Para começar, há que ter consciência que o ambiente vivido na comunidade em que a empresa está inserida tem um impacto, direto ou indireto, na organização. Quando a sociedade atravessa períodos de crise, conflitos ou desigualdades, por exemplo, é normal que a entidade também o sinta.
Neste contexto social, o consumo tende a decair e a saúde financeira das empresas também. Desta forma, contribuir para o bem-estar social é uma missão e um dever. Todavia, a questão não termina por aqui.
Internamente, estas iniciativas sociais também têm um forte impacto. Os colaboradores consciencializam-se para as carências da população que os rodeia e, consequentemente, aprendem a valorizar o emprego e a qualidade de vida a que têm acesso. A integração com os colegas e o espírito de equipa também tendem a aumentar. Bem como a visibilidade da marca, a melhor alocação dos recursos e, essencialmente, a conquista de clientes mais satisfeitos.
Na Edenred, o Ideal Day está entre as maiores iniciativas do ano
Solidariedade é palavra de ordem e, a Edenred, todos os anos dedica um dia para ajudar pessoas carenciadas. Este ano, foi no dia 19 de junho que, a nível mundial, se realizou o Ideal Day, nos 46 países em que o Grupo marca presença.
Em Portugal, os colaboradores da Edenred equiparam-se a rigor para passarem uma tarde diferente com a Comunidade Vida e Paz. A missão era pintar nove quartos, melhorando as instalações da Quinta da Tomada, e o resultado final superou as expectativas. Esta iniciativa pretende contribuir para aumentar a qualidade de vida de pessoas socialmente vulneráveis e, mais uma vez, missão cumprida!
Pelos quatro cantos do mundo, o dia ficou ainda marcado por atividades como: atualização de pilhas de compostagem (Edenred França); luta contra a extinção de tartarugas (Edenred México); refeição com órfãos e idosos na PKYMS HOME (Edenred Malásia) e muito mais. Já sabe por onde vai começar? Um pequeno gesto pode mudar vidas. Comece já a ajudar e faça a diferença!