Ambiente de trabalho saudável
Trabalho

6 Características de um ambiente de trabalho saudável

27 de Junho, 2024

Os portugueses passam, em média, quase 38 anos da sua vida a trabalhar. São mais de 13 mil dias em contexto profissional que, se não forem passados num ambiente positivo, agradável e saudável, podem ter impactos significativos ao nível do seu bem-estar e da sua saúde física, mental e emocional.

Vários estudos demonstram que um ambiente de trabalho pouco saudável pode dar origem a situações de stress, ansiedade e até mesmo burnout e depressão.

Mas o que caracteriza, na prática, um ambiente de trabalho saudável? Descubra connosco.

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável implica que tanto os gestores e responsáveis, como os próprios colaboradores, trabalhem em conjunto para promover ações e comportamentos que assegurem o bem-estar e a segurança de todos.

A Organização Mundial de Saúde declara que se verifica um ambiente de trabalho seguro e saudável quando as pessoas podem executar o seu trabalho:

  • Sem desenvolverem lesões ou doenças decorrentes dessa atividade;
  • Com oportunidades para melhorar o seu bem-estar social e a sua saúde física e mental;
  • Enquanto preservam a harmonia com a natureza e têm garantida a sua proteção em caso de algum desastre na comunidade.

Um ambiente de trabalho saudável responde às várias necessidades dos trabalhadores, quer sejam físicas, emocionais ou profissionais. Ou seja, é um ambiente no qual as pessoas se sentem realizadas, ao mesmo tempo que conseguem salvaguardar a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Características de um ambiente de trabalho saudável

1 – É confortável

O local de trabalho propriamente dito, ou seja, o local físico no qual as pessoas executam o seu trabalho, tem de ser limpo, cuidado e tem de garantir o conforto e a segurança dos profissionais.

Para isso, devem estar asseguradas algumas condições, como:

  • Materiais ergonómicos, como cadeiras, secretárias ou outros (quer seja em funções mais sedentárias ou mais ativas/físicas);
  • Sinalética e comunicações de segurança, para que os trabalhadores conheçam e possam seguir as boas práticas;
  • Temperatura amena sempre que possível;
  • Locais dedicados para as pessoas fazerem pausas, realizarem as suas refeições, interagirem com os colegas e recuperarem energias, de preferência longe do seu espaço de trabalho propriamente dito;
  • Espaços colaborativos para reuniões, brainstormings e trabalhos em conjunto.

Estes pontos podem ser mais difíceis de assegurar no caso das empresas cujos colaboradores estão em teletrabalho, na medida em que são os próprios a construir e controlar o seu local de trabalho. Ainda assim, as organizações devem ter um papel ativo na avaliação das condições de trabalho das pessoas e devem tentar melhorá-las sempre que possível, disponibilizando as ferramentas e equipamentos necessários para o efeito.

2 – Promove o bem-estar e hábitos saudáveis

Uma vez que as pessoas passam tanto tempo no trabalho, é crucial que este contribua para o seu bem-estar geral. Isso pode acontecer através da:

  • Disponibilização de snacks saudáveis, fruta fresca e dispensadores de água, por exemplo;
  • Realização de workshops/palestras sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis;
  • Organização de iniciativas que fomentem a prática regular de atividade física, como caminhadas, aulas de grupos, torneios desportivos, etc;
  • Existência de protocolos com ginásios, escolas de dança, clubes de ténis, entre outras instalações desportivas;
  • Atribuição de benefícios que suportem o bem-estar físico e mental e facilitem o acesso a cuidados de saúde, como um seguro de saúde ou benefícios como o Edenred Flexível.

3 – É flexível e encoraja a work-life integration

Uma integração flexível e adaptável entre a vida pessoal, familiar e profissional é algo que os trabalhadores valorizam e que favorece, naturalmente, a sua saúde, a sua qualidade de vida e a sua felicidade.

Assim, as empresas que têm um ambiente de trabalho saudável têm uma cultura organizacional que:

  • Reconhece que as pessoas têm – e devem ter – interesses, passatempos, compromissos e objetivos fora do trabalho;
  • Oferece flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar em regime híbrido ou remoto, quando possível e desejado pelos trabalhadores;
  • Incentiva as pessoas a relaxarem e desligarem do trabalho nos fins-de-semana, folgas e períodos de férias.

4 – É inclusivo, diverso e equitativo

O preconceito pode dar origem a vários problemas no local de trabalho, inclusivamente problemas legais. Identificar a existência de preconceitos, mesmo que inconscientes, é um passo fundamental para construir um ambiente de trabalho mais inclusivo, tolerante e saudável.

As pessoas só podem sentir-se confortáveis e acolhidas num ambiente no qual entendam que podem expressar a sua individualidade e no qual reconheçam que essa individualidade é respeitada e valorizada. Sendo que essa inclusão, e esse respeito pelas características únicas de cada pessoa, é um trabalho de todos: dos colaboradores perante os seus pares e das lideranças.

Além disso, caso alguém tenha alguma preocupação relativamente à inclusão e integração de algum colaborador, deve ter canais à sua disposição para poder demonstrá-la (em reuniões individuais ou questionários internos anónimos, por exemplo).

5 – Fomenta o crescimento profissional

Um ambiente de trabalho positivo e saudável também é um ambiente no qual as pessoas se sentem profissionalmente realizadas e desafiadas. Os responsáveis das organizações precisam de perceber as aspirações profissionais dos colaboradores e, depois, precisam de desenhar e implementar estratégias que permitem atendê-las:

  • Apoiar, total ou parcialmente, o pagamento de cursos e certificações (licenciaturas, mestrados, pós-graduações, workshops de curta duração, cursos de línguas, etc);
  • Desenvolver palestras internas sobre temas relacionados com o negócio ou sobre temas relevantes para determinadas equipas (com profissionais da própria empresa ou com oradores externos);
  • Fornecer materiais e conteúdos relevantes, nomeadamente no período de onboarding.

6 – Estimula o reconhecimento e o feedback

O reconhecimento e premiação do esforço e do desempenho dos trabalhadores também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável. Esse reconhecimento deve ser regular e deve ser feito não só pelos líderes, mas também pelos próprios colegas entre si.

A verdade é que ouvir palavras tão simples como “obrigado” ou “bom trabalho” pode potenciar a confiança, a satisfação e a motivação das pessoas. Por isso, estas manifestações de reconhecimento devem ser partilhadas com a restante equipa ou empresa, de forma a que outras pessoas possam replicá-las.