Feche a porta ao stress
13 de Maio, 2019
Chegou ao escritório cansado do trânsito? Ou foi a correria de sair de casa que lhe estragou logo o dia? Não, talvez tenha sido antes o email ou a chamada que recebeu com um problema de última hora no trabalho… Seja como for, neste texto, vamos tentar acabar com o “stress”, quer ajudar-nos?
“Que stress!” A expressão é cada vez mais comum e, ao longo do dia, tanto a ouvimos como dizemos várias vezes. No trânsito das horas de ponta, no trabalho e até em casa, a palavra “stress” teima em estar presente. O pior é que, apesar de muito desvalorizado, este pode mesmo originar problemas mais sérios.
A nível europeu, estima-se que o stress afete, anualmente, cerca de 22% dos trabalhadores. Número que o coloca em segundo lugar como maior causa de doenças relacionadas com o trabalho. Mas afinal, o que nos leva a stressar tanto no contexto laboral? A falta de motivação, o excesso de trabalho e a colaboração entre colegas estão entre as respostas mais comuns.
Será que a empresa tem a solução?
Com o problema detetado, é hora de começar a resolvê-lo. Respire fundo, conte até 10, e comece já a mudar alguns hábitos. Se tem uma empresa, já pensou que está na hora de disponibilizar alguns benefícios aos seus colaboradores? E se lhe dissermos que essa é uma das melhores formas de aumentar a motivação das suas equipas?
Na Edenred, temos a solução ideal para si e, melhor, à medida das suas necessidades. Desde o Euroticket Refeição ao Euroticket Creche, Euroticket Estudante ou Euroticket Formação, temos uma série de benefícios e incentivos que podem ajudar a reduzir o stress dos seus colaboradores, deixando-os mais motivados.
Promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores e incentivar o desporto também são excelentes opções. Aliás, já pensou em incluir a ginástica laboral na sua lista de iniciativas?
E enquanto colaborador, o que posso fazer?
Ao colaborador, por sua vez, cabe o esforço de encontrar estratégias para reduzir o stress diário. Isto, tanto em contexto laboral, como pessoal. Para o ajudar, reunimos algumas sugestões simples que pode incluir já na sua rotina:
– Aproveite a hora de almoço para repor energias e respeite as horas de pausa ao longo do dia. Tirar os olhos do trabalho por alguns minutos não o atrasa, pelo contrário, vai deixá-lo mais concentrado e tranquilo.
– Já experimentou ouvir música enquanto trabalha? Coloque os auscultadores, escolha uma música que o relaxe e diga adeus ao stresse, por algum tempo.
– Se ainda não foi de férias este ano, está na altura de abrir o calendário e pensar nisso. Tire as suas férias dentro do prazo definido por lei. Para se sentir mais motivado e interessado com o trabalho é importante que, de vez em quando, consiga desligar-se dele.
Estas são apenas algumas sugestões, mas há muito mais que pode fazer pela sua saúde. Não deixe que o stresse o consuma e, hoje, quando chegar a casa, comece já por lhe trancar a porta. Pelo menos por um dia, não o deixe entrar na sua vida.