Transformação Digital nas Empresas
Trabalho

Transformação digital nas empresas: O que é e como implementar

21 de Novembro, 2022

De acordo com a Deloitte, 85% dos CEOs aceleraram os processos de transformação digital nas suas empresas desde a pandemia da Covid-19. A realidade trazida pela pandemia colocou inúmeros desafios às organizações, que sentiram a urgência de se tornarem mais tecnológicas e mais digitais para poderem manter-se competitivas ou até mesmo para sobreviverem.

No entanto, para algumas, esse esforço pode ter sido pouco conseguido e, para outras, pode até nem ter acontecido. A verdade é que muitas empresas continuam a debater-se para iniciarem os seus processos de transformação digital e este continua a ser um dos tópicos mais discutidos em contexto organizacional.

Por isso mesmo, venha perceber melhor o conceito de transformação digital e como é que esta pode ser implementada.

O que é a transformação digital?

A transformação digital consiste num processo de mudança fundacional na forma como as organizações operam o seu negócio, comunicam e interagem com os clientes. Implica uma rutura com procedimentos mais tradicionais e uma transição para uma cultura digital (Digital Marketing Institute, 2022).

A transformação digital não é linear nem igual para todas as empresas e indústrias. É, sim, um processo complexo que obriga as organizações a repensarem o modo como desenvolvem os seus negócios e como a integração da tecnologia e de ferramentas digitais pode contribuir para o seu crescimento.

Porque é que a transformação digital é importante?

Existem três aspetos-chave que revelam a importância da transformação digital nas empresas:

  • Produtividade: com os processos mais automatizados e a tecnologia a trabalhar para si, os colaboradores têm mais tempo para se dedicarem a tarefas mais estratégicas (menos operacionais e manuais), o que aumenta a eficiência.
  • Inovação: a tecnologia traz inúmeras potencialidades que permitem otimizar o modo como as tarefas são feitas, mas também a forma como o próprio modelo de negócio é montado. Os produtos e serviços podem ser melhorados no sentido de satisfazerem melhor as necessidades dos clientes e proporcionarem uma experiência mais relevante.
  • Crescimento: processos mais eficientes, equipas mais produtivas e produtos/serviços mais robustos e inovadores conduzem, inevitavelmente, ao crescimento do negócio.

6 Passos para implementar uma estratégia de transformação digital

1 – Defina o que é a transformação digital para a sua empresa (o quê e porquê)

Uma vez que a noção de transformação digital varia largamente de empresa para empresa, é crucial definir o que é que esta significa para a sua.

Além disso, perceber quais são as motivações para a sua empresa se tornar mais digital é uma parte crítica do processo. É porque pretende redesenhar os produtos ou serviços para serem mais digitais? É porque é urgente otimizar os canais de suporte e comunicação com os clientes? É porque pretende automatizar e agilizar procedimentos internos? Entender porque é que o seu negócio vai querer iniciar esta jornada é fundamental.

2 – Crie a sua estratégia de transformação digital

Não existe uma fórmula universal ou uma receita que todas as empresas possam usar para levarem a cabo a sua transformação digital. Por isso, terá de descobrir a sua.

  • Comece por definir os objetivos deste processo (objetivos a curto, médio e longo prazo, quais as competências e conhecimentos que se pretende que sejam adquiridos, quais as mudanças que devem ocorrer).
  • Determine, na prática, o que precisa de ser feito para alcançar esses objetivos (que plataformas digitais precisam de ser otimizadas ou até contratadas, que procedimentos internos precisam de ser alterados, que colaboradores devem receber formação e em que áreas).
  • Depois estabeleça responsabilidades (quem vai ser envolvido e em que tarefas/entregas).
  • Por último, defina métricas que lhe permitam aferir se a estratégia de transformação digital está ou não a ser bem-sucedida (analisar resultados é uma etapa crucial para conseguir identificar pontos de melhoria).

3 – Alinhe toda a organização

Definida a estratégia, é preciso assegurar que todos os envolvidos estão na mesma página. Como dissemos acima, a transformação digital implica uma mudança cultural. Por isso, deve ser claro para todos porque é que esta está a ser desenvolvida, com que objetivos e impactos e, acima de tudo, transmitir que o contributo de cada um é importante.

4 – Tire partido da tecnologia

Este é o cerne da transformação digital, certo? As tecnologias e ferramentas digitais abrem portas a um conjunto de novas potencialidades, de novas formas de fazer e pensar os negócios, que contribuem para o seu crescimento e competitividade.

Porém, garanta que as plataformas que escolheu para alicerçarem o seu processo de transformação digital são as que melhor se adequam às necessidades da sua empresa.

Além disso, não caia no erro de querer mudar ou adotar todas as ferramentas de uma só vez. Esta transição deve ser um processo contínuo e incremental: mais uma maratona do que um sprint.

5 – Desenvolva as competências das equipas

Muitos projetos de transformação digital tendem a falhar, ou a não atingir todo o seu potencial, por falta de competências. A qualificação do capital humano é um fator crítico de sucesso.

Capacite as suas equipas com o conhecimento digital necessário para serem uma parte ativa neste processo.

6 – Teste, analise resultados e volte a testar

Com a sua estratégia de transformação digital vão ser alterados procedimentos, rotinas, ferramentas de trabalho. É até possível que sejam alteradas ou criadas novas funções dentro da organização.

É natural que algumas mudanças sejam mais fáceis de adotar do que outras, que alguns processos possam funcionar melhor do que outros. O que é fundamental é que esteja em condições de avaliar tudo isso, de perceber o que está a correr bem e menos bem, para que seja possível reajustar abordagens e melhorar.

De facto, qualquer empresa que já tenha iniciado a sua transformação digital irá descrevê-la como uma jornada. Esta transição leva o seu tempo e, para registar avanços, é natural que surjam também alguns recuos.

Mas os proveitos e benefícios de tornar a sua empresa e o seu negócio mais digitais são inegáveis. Portanto, hoje pode ser um bom dia para começar!