Mad skills
Trabalho

Mad skills: Como podem fazer a diferença numa entrevista de emprego

7 de Junho, 2024

Se já se candidatou a uma oportunidade de emprego, certamente já deverá ter pensado como poderia destacar-se face aos restantes candidatos.

Isso pode acontecer graças às suas hard skills, soft skills, mas também às chamadas mad skills. Estas competências também são avaliadas, e cada vez mais procuradas, pelos responsáveis de recursos humanos das empresas.

De acordo com o Índice de Confiança da consultora Robert Half, 66% dos recrutadores valorizam estas competências na análise dos candidatos.

O que são as mad skills?

As mad skills, ou crazy skills, podem ser traduzidas para português como competências fora de série, atípicas ou particularmente originais. Referem-se a um conjunto único de atributos e características que os candidatos têm e que resultam da sua experiência de vida: dos seus passatempos, viagens, interesses, etc.

Estas experiências não estão necessariamente relacionadas com a função em causa, mas podem moldar a forma como estes profissionais desenvolvem a sua atividade profissional e podem dar origem a perspetivas mais criativas e disruptivas no local de trabalho.

Por exemplo, se um candidato pratica um desporto coletivo, isso pode indicar que trabalha bem em equipa. Ou se já foi para fora numa experiência de voluntariado para dar aulas a crianças desfavorecidas, isso pode significar que é uma pessoa aventureira, comunicativa e dedicada. Ou se tem como hobby criar peças em cerâmica, então é provável que seja uma pessoa criativa, minuciosa e com atenção ao detalhe.

Diferença entre hard skills, soft skills e mad skills

1 – Hard skills

As hard skills são competências técnicas. Referem-se aos conhecimentos que os profissionais adquirem através de cursos, workshops, certificações, estágios ou experiências profissionais anteriores.

No fundo, são as competências que podem ser ensinadas. Por essa razão, são aquelas pelas quais é mais improvável que o seu CV se destaque num processo de recrutamento: porque é natural que outros candidatos também as tenham.

2 – Soft skills

As soft skills são competências interpressoais e socioemocionais. São características que podem resultar do percurso escolar e de experiências profissionais anteriores, mas que também estão relacionadas com a personalidade das pessoas, com as suas experiências, cultura, educação, etc.

Alguns exemplos de soft skills são capacidade de resolução de problemas, organização, liderança, sentido crítico, gestão de conflitos, comunicação, criatividade, pontualidade, entre outras.

Algumas destas competências podem ser mais ou menos importantes para os recrutadores, dependendo da função em causa. No entanto, é fundamental que consiga demonstrá-las nas entrevistas de emprego, idealmente com base em exemplos passados concretos. Por exemplo, explique como conseguiu desbloquear um impasse no seu trabalho anterior graças ao seu sentido crítico e capacidade de resolução de problemas.  

3 – Mad skills

As mad skills são as suas características mais únicas e, por isso, aquelas que mais irão sobressair numa entrevista de emprego. Representam as competências que, embora não tenham relação direta com os requisitos da vaga de emprego, podem ser muito relevantes para a forma como vai executar o seu trabalho.

Como tal, tenha em mente que, sempre que for oportuno, deve conseguir falar sobre as suas mad skills e explicar porque é que acha que estas podem ter valor acrescentado para a organização.

Tente ser autêntico e transmitir entusiasmo ao falar dos seus passatempos, dos seus interesses e paixões, dando exemplos específicos e mencionando de que forma é que eles contribuem para o profissional – e pessoa – que é.


As organizações procuram cada vez mais pessoas diversas, com backgrounds e experiências de vida distintas. A diversidade origina diferentes perspetivas, ideias, abordagens e soluções. Em última instância, potencia a inovação, a criatividade, a originalidade e o crescimento.

É por isso que é preponderante conseguir demonstrar a sua individualidade quando está a participar num processo de recrutamento. O conjunto das suas hard skills, soft skills e mad skills irá fazê-lo “destacar-se da multidão”.